Sony acaba de organizar um novo evento de eletrônicos de luta

Sony acaba de organizar um novo evento de eletrônicos de luta

20 de março de 2021 0 Por dudex

Sony adquire a Evolution Championship Series (EVO) e promete fortalecer o futuro dos jogos de luta

A Evolution Championship Series, popularmente conhecida como EVO, considerada a maior competição de jogos de luta do mundo, entrou em uma nova fase. Recentemente, a Sony Interactive Entertainment anunciou a aquisição da série, marcando um momento histórico para o cenário dos e-sports. Juntamente com a Sony, a RTS — uma nova organização de esportes eletrônicos criada pela empresa de marketing esportivo Endeavor — também fará parte da gestão da EVO.

Apesar da mudança de propriedade, os cofundadores da EVO, Tom Cannon e Tony Cannon, permanecerão envolvidos como consultores-chave, garantindo que a essência do evento seja preservada. A Sony afirma que a aquisição visa fortalecer ainda mais a comunidade de jogos de luta, que sempre teve um lugar especial no ecossistema PlayStation.

Steven Roberts, vice-presidente global de jogos competitivos da Sony, comentou sobre a aquisição:
“Os jogos de luta têm sido uma parte vital do legado do PlayStation e de nossa comunidade desde o início. Estamos entusiasmados em trabalhar ao lado da EVO ao longo dos anos. Esta aquisição conjunta com a RTS marca um novo capítulo de colaboração com Tom e Tony Cannon e a apaixonada comunidade de fãs dos jogos de luta.”

Sobre a EVO

A história da Evolution Championship Series remonta a 1996, quando o evento era conhecido como “Battle by the Bay” (Batalha do Golfo). Com o tempo, a competição evoluiu e, em 2002, passou a ser chamada de EVO, consolidando sua importância mundial dentro do cenário de jogos de luta.

Todos os anos, milhares de jogadores — desde amadores até profissionais — se reúnem em Las Vegas para competir em partidas de alto nível, transformando o evento em um espetáculo global. A EVO é reconhecida por revelar novos talentos e por manter viva a paixão pela competição nos jogos de luta.

Impacto da pandemia

Em 2020, como muitas outras competições esportivas ao redor do mundo, a EVO foi impactada pela pandemia de COVID-19. A edição presencial teve que ser cancelada, e a organização se viu obrigada a repensar o formato do torneio. O plano era realizar o EVO Online, uma versão adaptada para o ambiente virtual, mas a iniciativa acabou sendo cancelada devido a denúncias graves envolvendo um ex-membro da equipe de organização.

Para 2021, a EVO aposta novamente em uma versão online do torneio. O EVO Online está previsto para ocorrer em agosto, com competições de jogos consagrados como Street Fighter V, Tekken 7, Mortal Kombat 11 e o aguardado Guilty Gear Strive.
O formato será regionalizado, com qualificatórias específicas para América do Norte, Europa, Ásia e América Latina, e a participação será gratuita.

Apesar das mudanças, os organizadores garantem que a aquisição pela Sony não limitará a EVO apenas a jogos de PlayStation. Segundo Mark Julio, chefe de desenvolvimento de negócios da EVO, o evento continuará aberto para todas as plataformas, respeitando a diversidade dos jogadores e da comunidade.

Compromisso com a comunidade

Após as polêmicas do ano anterior, Tom e Tony Cannon reforçaram em uma carta aberta o compromisso da EVO com a segurança e o respeito à sua comunidade.
Em sua declaração, os cofundadores afirmaram:

“Evo não seria possível sem a paixão coletiva e a colaboração da comunidade de jogos de luta, e somos profundamente gratos por sua dedicação nos últimos 25 anos. Sabemos que o ano passado foi desafiador devido à pandemia e às circunstâncias que levaram ao cancelamento do Evo Online. Queremos reafirmar que assédio ou abuso de qualquer tipo não terá espaço no Evo ou em qualquer um de nossos eventos futuros. Estamos tomando todas as precauções necessárias para garantir que todos os participantes sejam tratados com respeito, dignidade e decência.”

Eles também destacaram a necessidade de encontrar um parceiro estratégico que compartilhasse dos mesmos valores do cenário de jogos de luta — conhecido como FGC (Fighting Game Community).
“É por isso que temos o prazer de anunciar que a EVO agora faz parte da parceria entre a Sony Interactive Entertainment e a RTS. Esta nova parceria tem o compromisso de proporcionar torneios incríveis e experiências competitivas de alta qualidade para nossa comunidade neste ano e nos próximos anos.”

Perspectivas futuras

Com o apoio da Sony e da RTS, a expectativa é que a EVO consiga se reinventar e continuar sendo o principal palco dos jogos de luta, mesmo em tempos de incertezas. A organização pretende aproveitar os recursos e o alcance global da Sony para expandir ainda mais seu impacto, trazendo competições cada vez mais organizadas e acessíveis para jogadores de todo o mundo.

Resta agora aguardar para ver como será a retomada da EVO nos próximos anos e como a nova administração trabalhará para honrar o legado de uma das competições mais queridas do universo dos e-sports.